terça-feira, 17 de novembro de 2009

Determinação do calor latente a partir da curva de resfriamento -dados

A planilha disponivel neste link apresenta os dados coletados a partir de um sistema de aquisição de dados da Pasco Scientific e possibilita determinar o calor latente de fusão do gelo. A taxa de aquisição fixada foi de 2 Hz. Podemos considerar numa primeira aproximação que a funçao de esfriamento da agua é linear e por extrapolação determina-se a temperatura inicial e final da agua após adicionarmos uma certa quantidade de gelo. A massa de gelo adionada a agua foi determinada pelo volume final da agua.
Para acessar estes dados clique no link abaixo

Estes dados foram obtidos pelos alunos do curso de Matemática da PUC/SP: RENATA VIEIRA DE OLIVEIRA GENTILE, MILTON FERRARI RIBEIRO DA COSTA e RODOLFO FERREIRA MALAKOWSKY da turma de Termologia do 2o sem de 2009.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lei de Resfriamento de Newton e a determinação do calor especifico do Aluminio

Neste artigo é proposto um refinamento da tecnica de determinação de calor especifico a partir da curva de resfriamento utilizando-se dois ajustes de curvas para a funcção que descreve a lei de resfriamento, com pequenas extrapolacões, para se determinar as temperaturas antes e depois da imersão da peça no liquido e tambem as suas incertezas. O experimento pode ser facilmente reproduzido e conduz a resultados altamente satisfatórios a um custo muito reduzido.
Para acessar este artigo clique aqui

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Arquivos Pasco - Equivalente joule

Segue o link para os arquivos com os dados adquiridos com a interface da Pasco para o equivalente joule